Preciso de Ajuda

Edit Template

Álcool e gravidez

O consumo de álcool durante a gravidez é prejudicial ao bebê no útero. Portanto, é melhor não beber nada. Você quer engravidar? Você está grávida? Você está amamentando? Então, voce precisa ler todo o conteúdo abaixo. Nele você encontrará informações de fontes seguras para evitar consequencias para voce e para o bebê.

Álcool antes da gravidez

Se uma mulher está tentando engravidar, é importante parar de beber. É a escolha mais segura. Isso se aplica às mulheres, mas também aos homens.
Caso contrário, você bebe álcool nas primeiras semanas, quando ainda não sabe que está grávida.
E ao fazer isso, você acidentalmente, torna-se prejudicial ao bebê no útero, colocando em risco o desenvolvimento do seu filho.
Somente se você não beber álcool, você e seu filho não correm risco. Além disso, o consumo de álcool reduz a fertilidade em mulheres e homens. Portanto, pode levar mais tempo para você engravidar.

Os homens também devem parar de beber.
Pesquisas mostram que o álcool pode ser prejudicial à qualidade e à produção do esperma.
E para o crescimento e desenvolvimento da criança. O álcool durante a gravidez é prejudicial ao feto.
Beber menos de 1 copo de álcool por dia aumenta o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.
Essa quantidade também pode ser prejudicial ao desenvolvimento mental da criança.

Álcool durante a gravidez

Se você estiver grávida, a escolha mais segura para seu bebê é não beber álcool. O álcool é prejudicial ao feto. Por que é que? E o que você pode fazer se tiver bebido álcool? 

O que dizem os especialistas sobre beber álcool durante a gravidez?

As autoridades médicas recomendam não beber álcool durante a gravidez. O álcool é uma substância tóxica que é prejudicial ao bebê no útero. Não importa que bebida você esteja bebendo: cerveja, vinho ou destilados. Uma gravidez sem álcool é muito importante para um começo saudável para seu filho. A maioria das mulheres (96%) que sabem que estão grávidas não bebem álcool. Não sabemos exatamente quanto dano uma pequena quantidade de álcool pode causar. Portanto, não existe uma quantidade segura de álcool para beber durante a gravidez. Somente não bebendo álcool você pode evitar riscos para seu filho.

O que acontece se você beber álcool durante a gravidez? 

O álcool é perigoso para o bebê no útero durante a gravidez. Mesmo nas primeiras semanas, quando você ainda não sabe que está grávida. Se você estiver grávida e beber álcool, o álcool também entra no corpo do bebê através do sangue, do líquido amniótico e da placenta. O álcool é muito mais prejudicial para uma criança do que para um adulto.

O que o álcool faz com o bebê?

O álcool tem um efeito muito diferente em um feto do que em um adulto. O fígado do feto ainda não consegue decompor o álcool adequadamente. O álcool, portanto, permanece no sangue do bebê por mais tempo do que no sangue da mãe. Portanto, também pode causar danos por mais tempo. Além disso, o feto ainda está em desenvolvimento. Durante os três primeiros meses de gravidez, os órgãos do bebê começam a se desenvolver. O cérebro do bebê continua a se desenvolver durante a gravidez. Esses desenvolvimentos podem ser interrompidos pelo álcool. Portanto, beber álcool não é seguro em nenhum momento durante a gravidez. Nem mesmo nas primeiras semanas de gravidez. Portanto, não beba se estiver grávida.

Quais são os riscos de beber álcool durante a gravidez?

Beber álcool durante a gravidez tem vários riscos. Esses riscos dependem da quantidade que você bebe. E também o que está se desenvolvendo no corpo da criança no momento em que você bebe. Se você beber, corre o risco de:

  • um aborto espontâneo
  • um bebê prematuro ou abaixo do peso, que é, portanto, mais fraco
  • anomalias faciais congênitas, como fendas oculares estreitas, nariz achatado e lábio superior fino
  • danos aos órgãos do bebê, como o fígado e o coração
  • danos cerebrais no bebê; Devido a danos cerebrais, você pode observar anormalidades em uma criança, como menor QI, problemas de aprendizagem, problemas sociais, hiperatividade ou problemas comportamentais. 
  • Síndrome Alcoólica Fetal (SAF e TEAF)FAS é a abreviação de Síndrome Alcoólica Fetal. Um bebê pode desenvolver SAF se uma mulher beber álcool durante a gravidez. Um bebê com SAF é menor, tem anormalidades faciais e danos cerebrais. Uma pessoa terá essa anormalidade durante toda a vida. A SAF(D) é uma condição evitável se as mulheres não beberem álcool durante a gravidez.

    O que são SAF e TEAF?
    FASD é a abreviação de Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal. TEAF é um conjunto de todas as diferentes anormalidades que podem ocorrer em crianças porque a mãe bebeu álcool durante a gravidez. Crianças com TEAF apresentam danos cerebrais e, às vezes, outras anormalidades. Essa condição pode variar de uma forma leve a uma forma muito grave. Na forma leve, a criança pode ter memória fraca, ficar superestimulada rapidamente e pode não se comportar bem em um ambiente social. Na forma mais grave, a criança é menor e apresenta anormalidades faciais e danos cerebrais. Se todas essas três características ocorrerem, falamos de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A SAF é a forma mais grave de TEAF.

    Como a SAF(D) se desenvolve?
    Beber álcool durante a gravidez pode danificar o cérebro do feto. Se você estiver grávida e beber, seu bebê também beberá. O álcool entra no seu sangue e de lá para o sangue do bebê.
    O álcool tem um efeito muito diferente em um feto do que em um adulto. O fígado do feto ainda não consegue decompor o álcool adequadamente. O álcool, portanto, permanece no sangue do bebê por mais tempo do que no sangue da mãe e pode causar danos por mais tempo. Além disso, o feto ainda está em desenvolvimento. Durante os três primeiros meses de gravidez, os órgãos do bebê começam a se desenvolver. O cérebro do bebê continua a se desenvolver durante a gravidez. Esses desenvolvimentos podem ser interrompidos pelo álcool.
    Não se sabe quanta quantidade de álcool causa SAF(D). Como os cientistas têm dificuldade em conduzir pesquisas sobre isso, não sabemos quanto dano pequenas quantidades de álcool podem causar a uma criança ou se um copo pode realmente causar algum dano. Portanto, é impossível prever se um bebê de uma mãe que bebeu álcool desenvolverá SAF(D). Somente não bebendo álcool você pode evitar riscos para seu filho. As mães de crianças com SAF geralmente bebem muito.

    Quais são as características do FAS(D)?
    Bebês com SAF(D) têm cérebros menores do que bebês saudáveis. À medida que as crianças crescem, muitas vezes elas têm dificuldade de aprender. Eles têm dificuldade em processar informações. Isso torna tarefas como aritmética e leitura mais difíceis. Pessoas com SAF(D) também têm dificuldade em controlar suas emoções. Além disso, pessoas com SAF(D) também podem ter dificuldade para falar.
    Pessoas com SAF(D) são mais propensas a ter problemas comportamentais. Eles têm maior probabilidade de abandonar a escola mais cedo e entrar em contato com a lei com mais frequência. Eles também têm mais queixas psicológicas e problemas com álcool e drogas. A maioria das pessoas com SAF não consegue viver sem apoio.

    Pessoas com SAF(D) apresentam uma ou mais das seguintes características: 
  • Danos ao cérebro
  • O bebê é muito pequeno ao nascer. Isso permanece com a pessoa pelo resto de sua vida
  • Danos ao fígado, coração, olhos, mãos e unhas
  • Características faciais: nariz achatado, lábio superior estreito e fendas oculares estreitas

Como ficar sem álcool durante a gravidez?

Talvez não beber álcool durante a gravidez seja mais difícil de manter do que você imagina. Você teme certas situações, como bebidas e aniversários? Aqui você pode ler dicas que podem ajudar você a ter uma gravidez agradável e sem álcool.

  • Converse sobre isso com seu parceiro ou outras pessoas. O apoio das pessoas ao seu redor pode ajudar você a manter uma gravidez sem álcool. Pode ser útil pensar sobre o apoio que você precisa e pedir isso ao seu parceiro, familiares e amigos. Por exemplo, você pode pedir ao seu parceiro para não trazer álcool para casa ou pedir a um amigo para não beber álcool junto durante um jantar ou festa. Você também pode pedir dicas a outras amigas ou participantes do curso de gravidez.
  • Converse com seu médico, parteira ou ginecologista. Eles podem ajudar você com informações e dicas, ou com a busca por boas orientações. Você também pode ligar para a Linha de Informações sobre Álcool (0900-1995), que tratará todas as informações de forma confidencial. Uma equipe especializada pode lhe fornecer mais informações e conselhos.
  • Prepare-se para situações em que você acha difícil não beber. Pense com antecedência no que você vai fazer nesses momentos ou como vai reagir se alguém lhe oferecer álcool. Pense em outra maneira de se mimar: tome um bom banho, por exemplo, ou tome um coquetel sem álcool se tiver algo para comemorar. 
  • Beba bebidas não alcoólicas como alternativa. Então certifique-se de que o rótulo realmente diz 0,0% de álcool.

O que você pode fazer se (acidentalmente) bebeu álcool durante a gravidez?

Você está (inesperadamente) grávida e bebeu álcool? Isso não significa imediatamente que seu filho sofrerá danos permanentes. Felizmente, a maioria dos filhos de mulheres que beberam (acidentalmente) ainda nascem saudáveis. Se seu filho sofrerá danos dependerá de vários fatores:

  • com que frequência e quanto você bebe; os riscos de danos aumentam se você beber com frequência e em grandes quantidades
  • o momento da gravidez em que você bebe e os desenvolvimentos que ocorrem no bebê naquele momento
  • fatores individuais; Cada mãe e criança reagem de forma diferente ao álcool

Você bebeu durante a gravidez? Então é importante não beber durante o resto da gravidez. Se você tiver problemas com isso, procure ajuda !
Você está preocupada com a saúde do bebê aqui? Então é sensato discutir isso com seu médico. Tente não se culpar por beber durante a gravidez. De qualquer forma, você não pode desfazer isso e isso só lhe deixa com sentimentos desagradáveis. Uma gravidez com o mínimo de estresse possível também é importante. Para você e para o bebê. 

Álcool e amamentação

Se você estiver amamentando, é melhor não beber álcool. Se você ainda quiser beber álcool, espere três horas para cada copo de álcool antes de amamentar novamente. Por exemplo, se você bebeu três copos, você deve esperar 9 horas. Você está extraindo leite materno neste momento? Então jogue fora.

O álcool também entra no leite materno através do sangue. Se seu bebê consome álcool, isso é prejudicial e pode causar problemas. Estes são os riscos:

  • É ruim para o cérebro do seu bebê
  • Seu bebê bebe menos
  • Seu bebê dorme pior

Cerveja e vinho sem álcool

Cerveja sem álcool e vinho sem álcool são perfeitamente adequados para beber durante a gravidez. Observe que as bebidas contêm, na verdade, 0,0% de álcool. Algumas cervejas e vinhos “sem álcool” contêm até 0,5% de álcool, que , mesmo com este percentual, pode trazer riscos. Se você quiser evitar qualquer risco, escolha 0,0%.

 

Sobre nós

Testemunhos

Nossas Redes

© 2025 Promude – Todos os direitos Reservados