O que são canabinoides sintéticos?
Canabinoides sintéticos (também conhecidos como cannabis sintética) são uma nova substância psicoativa (NPS) que foi originalmente projetada para imitar ou produzir efeitos semelhantes aos da cannabis . É vendida online desde 2004.
No entanto, os canabinoides sintéticos não são uma forma sintética de cannabis e não imitam os efeitos do THC (delta-9 tetrahidrocanabinol, o ingrediente ativo da cannabis ) – eles produzem uma série de efeitos negativos que não são causados pela cannabis.
Por esse motivo, os termos cannabis sintética ou maconha sintética são incorretos.
O termo correto para essas substâncias é agonistas sintéticos dos receptores canabinoides (SCRAs) – mas para simplificar, esta página usará o termo canabinoides sintéticos.
Como são os canabinoides sintéticos?
Canabinoides sintéticos são produtos químicos em pó que geralmente são misturados com solventes e pulverizados em ervas e vendidos em pacotes coloridos e de marca. Os produtos químicos geralmente variam de lote para lote, pois os fabricantes tentam ficar à frente da lei, então pacotes diferentes podem produzir efeitos diferentes, mesmo que o nome e a marca na embalagem pareçam iguais.
Outros nomes
Os canabinoides sintéticos são comercializados sob diferentes marcas.
Spice foi o primeiro de uma série de produtos canabinoides sintéticos vendidos em muitos países europeus. Desde então, vários produtos semelhantes foram desenvolvidos, como spice, selva, cloud9, e “drogas K” (K2, K4, K9, Kronic).
Os canabinoides sintéticos também podem ser comercializados como chá afrodisíaco, incenso de ervas e potpourri.
Outros tipos de canabinoides
Como os canabinoides sintéticos são usados?
Os canabinoides sintéticos são os mais comumente fumados. 2 Os efeitos geralmente são sentidos em minutos.
Efeitos dos canabinoides sintéticos
O uso de qualquer droga pode ter riscos. É importante ter cuidado ao tomar qualquer tipo de droga.
Os canabinoides sintéticos afetam cada pessoa de forma diferente, com base em:
- tamanho, peso e saúde
- se a pessoa está acostumada a tomá-lo
- se outras drogas são tomadas na mesma época
- a quantia tomada
- a força do medicamento (varia de lote para lote)
- ambiente (onde a droga é tomada).
Os efeitos dos canabinoides sintéticos podem incluir:
- relaxamento
- euforia
- perda de coordenação
- batimento cardíaco rápido e irregular
- pensamentos acelerados
- agitação, ansiedade e paranóia
- psicose
- comportamento agressivo e violento
- dor no peito
- vômito
- pressão arterial elevada (hipertensão)
- dificuldades respiratórias
- hipertermia (superaquecimento)
- degradação do tecido muscular (rabdomiólise)
- lesão renal aguda
- convulsões
- AVC
- morte.
Conjunto e configuração
Os canabinoides sintéticos têm efeitos variados dependendo do humor da pessoa (geralmente chamado de “conjunto”) ou do ambiente em que ela está (o “cenário”):
- Conjunto: estado de espírito de uma pessoa, encontros anteriores com drogas psicoativas e expectativas sobre o que vai acontecer. Por exemplo, sentimentos de estresse ou ansiedade antes de usar canabinoides sintéticos podem ser ampliados e resultar em uma experiência desagradável.
- Cenário: o ambiente no qual alguém consome canabinoides sintéticos – se é conhecido e familiar, com quem está, se está em ambientes fechados ou abertos, o tipo de música e luz. Por exemplo, usar canabinoides sintéticos em um ambiente calmo, silencioso e relaxado pode levar a uma experiência agradável, mas estar em um lugar barulhento e lotado pode resultar em uma experiência negativa.
Alta dosagem
Se você tomar uma grande quantidade, ou tiver um lote forte, você pode ter uma overdose. Ligue para uma ambulância imediatamente discando (192) se você tiver algum dos seguintes sintomas (os serviços de emergência estão lá para ajudar e podem fornecer instruções por telefone):
- frequência cardíaca rápida/irregular
- dor no peito
- dificuldades respiratórias
- hipertermia grave (temperatura corporal alta)
- comportamento delirante.
Efeitos a longo prazo
O uso regular de canabinoides sintéticos pode eventualmente causar problemas de saúde mental, problemas cardíacos e deficiências comportamentais e cognitivas. Canabinoides sintéticos e saúde mental
Pessoas com problemas de saúde mental ou histórico familiar desses problemas devem evitar o uso de canabinoides sintéticos.
Pessoas que usam canabinoides sintéticos têm maior risco de apresentar sintomas de ansiedade e depressão, e o uso a longo prazo está fortemente associado a problemas graves de saúde mental.
Tanto indivíduos saudáveis quanto vulneráveis podem sofrer de psicose após o uso de canabinoides sintéticos. E, em comparação com a cannabis, os sintomas psicóticos associados aos canabinoides sintéticos são mais graves e podem durar semanas após o último uso.
Tolerância e dependência
Pessoas que usam regularmente canabinoides sintéticos podem rapidamente se tornar dependentes da droga. Elas podem sentir que precisam de canabinoides sintéticos para realizar suas atividades normais, como trabalhar, estudar e socializar, ou apenas para passar o dia. Elas também podem desenvolver tolerância a ele, o que significa que precisam tomar quantidades maiores de canabinoides sintéticos para obter o mesmo efeito.
Misturar canabinoides sintéticos com outras drogas
Os efeitos de tomar canabinoides sintéticos com outras drogas, incluindo medicamentos de venda livre ou prescritos, podem ser imprevisíveis e perigosos.
- Canabinoides sintéticos + antidepressivos: misturar com medicamentos antidepressivos como ISRS (inibidores seletivos da recaptação da serotonina) é perigoso e pode causar febre, batimento cardíaco acelerado, convulsões, falência de órgãos, coma e morte.
Canabinoides sintéticos + estimulantes como metanfetamina cristal (ice) ou cocaína: os efeitos podem ser particularmente perigosos e aumentar a probabilidade de sentir ansiedade.
O uso de mais de uma droga ou tipo de droga consumida ao mesmo tempo é chamado de policonsumo de drogas.
Mais sobre o uso de múltiplas drogas
Desistir dos canabinoides sintéticos depois de usá-los por um longo tempo é desafiador porque o corpo precisa se acostumar a funcionar sem eles.
Foi relatado que algumas pessoas que usam canabinoides sintéticos em excesso e regularmente podem apresentar sintomas de abstinência quando tentam parar, incluindo:
- insônia
- náuseas e vômitos
- perda de apetite
- paranoia
- ataques de pânico
- agitação e irritabilidade
- ansiedade
- mudanças de humor
- batimento cardíaco rápido.
O risco de tolerância e dependência de canabinoides sintéticos e seus efeitos associados podem ser reduzidos fazendo pausas regulares no fumo da droga e evitando usar uma grande quantidade de uma vez.
Saúde e segurança
Não há uma maneira segura de usar canabinoides sintéticos. Se você decidir usar a droga, é importante considerar o seguinte:
Regulando a ingestão
- É difícil prever a potência e os efeitos dos canabinoides sintéticos (mesmo que já tenham sido tomados antes), pois sua potência varia de lote para lote.
- Tentar uma dose muito pequena primeiro pode ajudar a avaliar a força e os possíveis efeitos. O tamanho da dose só deve ser aumentado lentamente – deve-se dar tempo para que a dose anterior passe.
- Tomar canabinoides sintéticos sozinhos sem um “mixer” como tabaco ou salsa seca deve ser sempre evitado. Da mesma forma, inalar a droga por meio de bongs ou cachimbos pode aumentar o risco de overdose ou reação ruim.
Embalagem enganosa
- A embalagem de canabinoides sintéticos pode ser enganosa. Embora o conteúdo possa ser descrito como “herbal”, o material psicoativo real é sintético.
- Nem todos os ingredientes ou suas quantidades corretas podem estar listados, o que pode aumentar o risco de overdose.
- Os produtos químicos geralmente variam de lote para lote, então pacotes diferentes podem produzir efeitos diferentes, mesmo que a embalagem pareça a mesma.
Quando absolutamente não deve ser usado
O uso de canabinoides sintéticos provavelmente será mais perigoso quando:
- tomado em combinação com álcool ou outras drogas, particularmente estimulantes como metanfetamina cristal (‘ice’) ou MDMA
- dirigir ou operar máquinas pesadas
- julgamento ou coordenação motora é necessária
- sozinho (caso seja necessária assistência médica)
- a pessoa tem um problema de saúde mental
- a pessoa tem um problema cardíaco existente.
Obtendo ajuda
Se o uso de canabinoides sintéticos estiver afetando sua saúde, família, relacionamentos, trabalho, escola, finanças ou outras situações da vida, ou se você estiver preocupado com outra pessoa, você pode encontrar ajuda e apoio.
Ligue para a Linha Direta Nacional de Álcool e Outras Drogas no ligue 132 para obter aconselhamento, informações e aconselhamento gratuitos e confidenciais sobre álcool e outras drogas.
Pesquisa de serviços de ajuda e suporte
Encontre um serviço em sua área local em nossa lista. Basta adicionar sua localização ou código postal e filtrar por tipo de serviço para descobrir rapidamente ajuda perto de você.
Se você estiver procurando por outras informações ou opções de suporte, envie um e-mail para [email protected]